A equipa
Benedita cresceu em Bruxelas, onde iniciou os seus estudos de Direito na Université Libre de Bruxelles. Posteriormente, mudou-se para Lisboa, onde se licenciou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa em 2011. Durante os seus estudos, foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito e menções honrosas pelo seu desempenho académico.
O seu penchant por contencioso e matérias processuais levou-a a escolher a arbitragem civil e comercial como disciplina opcional. Prosseguiu este interesse no seu LLM na London School of Economics and Political Science, inscrevendo-se nas aulas de arbitragem comercial internacional do Prof. Dr. Jan Kleinheisterkamp, para além das aulas de propriedade intelectual, direito da internet e finanças empresariais.
Após a conclusão do LLM com Distinção, regressou a Lisboa e integrou a equipa de contencioso e arbitragem da Morais Leitão, uma sociedade de advogados portuguesa de topo. Na Morais Leitão, adquiriu uma experiência relevante como advogada em casos complexos relacionados com diferentes sectores e indústrias (incluindo energia, construção, farmacêutica, seguros, automóvel e moda). Prestou igualmente aconselhamento personalizado a clientes francófonos, enquanto membro da French desk, e foi co-fundadora da Team Genesis, uma equipa especializada de advogados dedicada ao aconselhamento de empresas emergentes ao longo do seu ciclo de vida.
Em 2016, com a finalidade de alargar os seus horizontes profissionais, começou a trabalhar como consultora independente. Desde então, entre outras atividades, nomeadamente na área dos media, co-fundou a Cross Legal e tem assessorado clientes em transações comerciais internacionais e arbitragens ad hoc e institucionais. Em 2019, começou a trabalhar com o Prof. Dr. Jan Kleinheisterkamp como secretária de tribunal arbitral. Em 2021, assumiu também a função de diretora de impacto e assuntos jurídicos da Slowness, um grupo alemão pioneiro no setor hoteleiro com projetos em Portugal, entre outros países.
Está inscrita na Ordem dos Advogados Portuguesa e registada como advogada desde 2015.
Trabalha diariamente em português, inglês e francês.
Catarina formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa em 2011 tendo subsequentemente feito o LLM na Universidade de Georgetown em Washington DC com enfoque no Direito Comercial e das Sociedades Comerciais. Começou a sua carreira profissional no escritório de Nova Iorque da Simpson Thacher and Bartlett como International Associate no departamento de mercado de capitais. Nesse mesmo ano tornou-se advogada no Estado de Nova Iorque ao realizar com sucesso o New York Bar.
Posteriormente, trabalhou durante três anos no escritório de Lisboa da Uría Menendez, Proença de Carvalho onde colaborou com os departamentos de M&A, Contencioso, Público e Bancário e Financeiro. Está inscrita na Ordem dos Advogados Portuguesa desde 2016. Simultaneamente começou a lecionar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa como assistente convidada nas disciplinas de Direito Comparado e Direito das Obrigações sendo igualmente investigadora do Centro de Investigação de Direito Privado. Atualmente leciona igualmente em múltiplos cursos de Pós-Graduação. É autora de variados livros e artigos de cariz jurídico.
Em 2016 começou a trabalhar no Banco de Portugal na Área de Política Regulatória do Departamento de Estabilidade Financeira. Neste contexto, participou na negociação de diversos pacotes legislativos do setor e na produção de normas secundárias junto da Autoridade Bancária Europeia. Atualmente é Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Novabase, S.A. e trabalha como assessora jurídica em banco de destaque no mercado português.
As suas línguas de trabalho são o Inglês, no qual dispõe do diploma Proficiency (Nível Europeu C2) e o Espanhol, no qual dispõe do diploma DELE C2 (Avanzado). Com especialização em Direito Bancário e Financeiro, procura estar constantemente ao corrente de novos conteúdos e trends nesta e noutras áreas do Direito, pugnando pela sua constante atualização.